IPC-IG celebra o Dia Internacional das Meninas de 2019

 

*Por Mariana de Brito, Estagiária de Comunicação

 

11 de outubro de 2019 - No dia 11 de outubro é comemorado o Dia Internacional das Meninas, de acordo com o calendário das Nações Unidas. A data tem o objetivo de chamar atenção para as necessidades e desafios que as meninas enfrentam, além de promover o empoderamento de crianças e adolescentes mulheres. Para marcar a data, selecionamos dois estudos recém-publicados pelo IPC-IG que discutem polí­ticas de proteção social sensí­veis à infância e gênero em diferentes regiões do globo:

 

Histórico

O Dia Internacional das Meninas foi instituí­do em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento aos desafios que crianças e adolescentes mulheres enfrentam diariamente em todo o mundo. Este ano, a data celebra os resultados alcançados desde a adoção da Declaração e da Plataforma de Ação de Pequim, em 1995.

Desde a adoção da Declaração de Pequim, a luta pelos direitos das meninas se tornou parte da agenda de diversos paí­ses e organizações da sociedade civil. De acordo com o UNICEF: "Há 25 anos, mais de 30.000 mulheres de 200 paí­ses chegavam a Pequim para a Conferência Mundial sobre a Mulher, decididas a participar deste momento de reconhecimento dos direitos das mulheres e meninas como direitos humanos. O que começou com movimentos globais de mulheres por direitos sexuais e reprodutivos, participação polí­tica e igualdade de remuneração, foi ampliado para abarcar movimentos organizados por e para meninas adolescentes".

 

*Sob supervisão de Isabelle Marie, Gestora de Conhecimento Júnior

Language: 
Portuguese
Date: 
Friday, October 11, 2019 - 09:00
Slider: 
yes