IPC-IG celebra 15 anos de parceria com países rumo ao crescimento inclusivo

Neste mês de outubro de 2019, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) inicia as comemoração de seus 15 anos de atividades. Desde 2004, o Centro promove serviços e ferramentas para fortalecer as capacidades institucionais dos paí­ses, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento, a implementação e avaliação de políticas sociais e obter um crescimento inclusivo.

O IPC-IG é um núcleo global de ponta para o diálogo sobre polí­ticas inovadoras para o desenvolvimento, que tem como compromisso fornecer inovações institucionais para a redução da pobreza e da desigualdade. Desde o iní­cio de suas atividades, o IPC-IG vem elaborando e fornecendo soluções especí­ficas a diferentes paí­ses, de acordo com seus três pilares: produção do conhecimento, compartilhamento do conhecimento e fortalecimento de capacidades.

Ao longo dos últimos 15 anos, o IPC-IG realizou um total de 124 projetos com parceiros em mais e 65 paí­ses, incluindo governos e instituições nacionais e internacionais na América Latina, África, Oriente Médio e Ásia. Como produtos principais desses projetos, produziram-se relatórios de pesquisa e publicações, consolidando o conhecimento acerca de polí­ticas sociais. Entre outros serviços, o Centro é reconhecido por realizar mapeamentos de polí­ticas, desenho e análise de polí­ticas e monitoramento e avaliação de polí­ticas sociais.

Atualmente, o trabalho do IPC-IG inclui um conjunto variado de tópicos, englobando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs):

  • Proteção social;
  • Desenvolvimento rural e agricultura;
  • Polí­ticas de redução da pobreza e de desenvolvimento;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Crescimento econômico e desigualdade;
  • Educação;
  • Saúde e nutrição;
  • Crianças/ jovens;
  • Gênero.

Histórico

Uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo do Brasil foi firmada em 2002 para estabelecer as fundações do Centro Internacional de Pobreza (International Policy Centre - IPC). Suas atividades iniciaram-se em 2004, e, em 2009, o Centro foi renomeado para o Centro Internacional de Polí­ticas para o Crescimento Inclusivo (International Policy Centre for Inclusive Growth - IPC-IG), para incorporar uma abordagem mais ampla em polí­ticas de desenvolvimento.

Desde então, essa parceria tem sido fortalecida e, mais recentemente, o IPC-IG tem se beneficiado do apoio administrativo e operacional do Escritório do PNUD no Brasil. Hoje, o Centro é hospedado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), recebendo contribuições substantivas de seus especialistas e pesquisadores.

Para saber mais, acesse nosso Portfólio em ÁrabeEspanhol, Francês, Inglês ou Português.

Language: 
Portuguese
Date: 
Wednesday, October 23, 2019 - 15:15
Slider: 
yes