IPC-IG recebe seminário sobre metodologias de avaliação de Desenvolvimento Sustentável e Cooperação Internacional

Foto: IPC-IG/Júlia Matravolgyi

Por Júlia Matravolgyi, Estagiária de Comunicação

Brasília, 29 de junho de 2018 - Para falar sobre cooperação internacional e desenvolvimento sustentável, o Centro Internacional de Pesquisas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG, na sigla em inglês) recebeu, nesta sexta (29), em sua sede em Brasília, o Dr. José Eduardo Malta Sá Brandão, coordenador de estudos sobre Cooperação Internacional no Departamento de Estudos sobre Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea.

A apresentação, cujo título em inglês é “Measures of cooperation for sustainable development: Official Development Assistance (ODA) x Total Official Support for Sustainable Development (TOSSD)”, faz parte de uma série mensal de seminários do Centro, conhecida como Seminar Series.  As discussões são mediadas pelo pesquisador sênior do IPC-IG, Serguei Soares, com a intenção de proporcionar aos pesquisadores – de dentro do Centro e da comunidade que o cerca – a oportunidade de falar sobre assuntos relevantes como desenvolvimento sustentável ou proteção social.

A palestra desta sexta-feira foi a primeira de uma sequência de três seminários sobre cooperação internacional. “Os próximos três eventos serão focados neste tema e um deles será liderado por um representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC)”, explicou Soares.

José Eduardo Brandão está no Ipea há tanto tempo quanto eu e é um de nossos melhores pesquisadores”, enfatizou Soares durante a apresentação do convidado. Brandão é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e trabalha no Ipea desde 1998.

Minha apresentação aborda duas metodologias de avaliação de cooperação internacional. Falarei sobre como são constituídas e também teremos a oportunidade de fazer uma comparação entre ambas, falando sobre suas controvérsias e riscos”, explicou o palestrante. “É importante lembrar que não podemos ver a busca por desenvolvimento sustentável como uma competição entre os países”, enfatizou.

O 'video com a sessão completa em inglês está disponível no canal do IPC-IG no YouTube e a apresentação está aqui. Siga o Centro nas redes sociais para ver fotos, relatos e eventos sobre o que acontece no IPC-IG.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Language: 
Portuguese
Date: 
Friday, June 29, 2018 - 17:30
Slider: 
no